Pintor na Consolação

Pintor na consolação Existem dicas e truques que a maioria dos pintores profissionais conhecem que podem agilizar muito o seu trabalho na hora de pintar. Neste artigo, vamos apresentar 8 dicas bem legais que vão fazer com que sua pintura fique mais ágil, tenha qualidade, com menos sujeira, e acabamento de primeira! Vamos lá?

Proteção de chão

Evite o uso de plástico para cobrir o chão porque se a tinta pingar, você pode pisar e sair sujando a casa inteira. O mais indicado é o papelão ondulado, que é mais barato, absorve a tinta que cai sobre ele fazendo com que seque muito mais rápido.

O plástico ou a lona de plástico devem ser usados para cobrir e proteger os móveis. Tanto do pó quanto da tinta.

Garantia da Cor da Tinta

Se precisar comprar galões da mesma tinta, certifique-se de que pertencem ao mesmo lote porque se forem diferentes pode haver uma diferença no tom da cor. Mas, se isso acontecer, misture tudo em uma caçamba para igualar os tons e só então pinte.

Bom Clima para Pintar

Importante observar a previsão do tempo. O clima quando muito úmido e chuvoso interfere na secagem da tinta. Prefira pintar o ambiente em dias com temperaturas mais amenas, secas e ensolaradas.

Limpeza pré-pintura

Não tem como evitar uma limpeza antes de iniciar a pintura. Parede suja deve ser lavada com água e detergente. Se tiver mofo, deve ser limpa com cloro ou água sanitária. Riscos de canetinhas podem ser removidas com álcool. Se não sair… o jeito será lixar.

Aproveite e leia também: Como preparar uma superfície para a pintura?

Rodapé Protegido

Não tem coisa pior do que terminar uma pintura e perceber que o rodapé ficou todo manchado!

Para protegê-lo, limpe e tire o pó do rodapé e coloque fita crepe em sua extensão. Ao fazer o acabamento desta área, evite encharcar a trincha de tinta para não escorrer sobre o rodapé.

Dobradiças

Há quem use a fita crepe para garantir que a tinta não manche as ferragens das portas e janelas. Outra dica é passar uma camada fina de vaselina líquida, que vai deixá-las oleosas dificultando que a tinta grude.

Vidros

As molduras das janelas e portas devem também ser protegidas com fita crepe. Os vidros não precisam ser recobertos de jornais ou plásticos mas, se sujarem com algumas gotas de tinta, podem ser facilmente removidas com uma espátula de plástico.

Vidros decorativos, jateados ou com textura devem ser cobertos e protegidos já que sua limpeza fica mais comprometida.

Truque de mestre

Comece a pintura pelos limites da parede com um pincel e, antes da tinta secar, complete o restante da superfície com o rolo. Espere a secagem total para a segunda demão para dar acabamento.